“A Vivante sempre trabalhou com o modelo tradicional de prospecção. No entanto, percebemos que precisávamos atuar de forma mais profissional. Para isso, a primeira ação foi remodelar o site com uma linguagem mais atual para, posteriormente, iniciarmos as ações de inbound e outbound marketing. Foi quando decidimos buscar uma empresa especializada em marketing digital.
A parceria entre a ASB Marketing e Vivante teve início a partir do processo de prospecção ativa realizado pela agência. Nosso presidente foi impactado pela cadência de e-mails da própria ASB e, após isso, agendamos um call para entender melhor as soluções. Chegamos a conhecer outras agências, mas a ASB foi escolhida pela credibilidade que nos foi passada durante todo o processo de BID.
Durante a implementação da estratégia de inbound, incluindo o novo site da Vivante, houve um grande volume de trabalho e exigiu comprometimento da equipe interna para alinhamento de conteúdo e estratégia. Tivemos total apoio da ASB nessa fase. Lembrando que a ASB desenvolveu o site e o planejamento de marketing digital da Vivante, o qual contempla as ações de inbound (prospecção por atração) e outbound (prospecção ativa).
Hoje, posso afirmar que o marketing e a área de vendas estão bem estruturados, além de termos conquistado maior exposição e projeção da marca.”
Renata Dutra
Diretora Comercial
Resultados alcançados
Em 2019, houve 35% de aumento no volume de agendamentos de visitas a prospects em relação ao ano anterior, sendo que 90% desse crescimento foi gerado pela prospecção ativa da ASB Marketing.
Com a área comercial estruturada, juntamente com a geração de leads qualificados de maneira recorrente, tivemos um aumento significativo no volume volume de propostas geradas, muitas delas com grandes chances de fechamento.
Passos importantes para o sucesso com a Vivante
Planejamento das estratégias digitais
No início do projeto, montamos um planejamento de marketing digital com indicação de fluxo de nutrição, landing pages, e-mails marketing, materiais educativos (e-books, whitepapers, infográficos), ações estratégicas, personas de inbound e outbound, além de um estudo de palavras-chave com oportunidade para o negócio e usamos os termos mais estratégicos nos conteúdos de blog.
Automação de marketing digital completa
A automação de marketing digital é feita por meio do Sendinblue. Fazemos o disparo de e-mails marketing, newsletter, fluxos de nutrição e fluxos comerciais, além de administrarmos as bases de contatos e criarmos landing pages direcionadas a campanhas específicas.
A ferramenta é essencial para desenharmos as estratégias de automação e, com isso, impactarmos os leads no momento certo de sua jornada de compra.
Criação de personas estratégicas para o negócio
Ao todo, foram criadas cinco personas para o projeto, contemplando os segmentos mais estratégicos para Vivante: indústria, saúde, shopping center, educação e prédio comercial. Escrevemos conteúdos de blog e mídias sociais semanalmente para cada uma delas, sempre trazendo as necessidades, as dores e a realidade desses perfis à tona. Como resultado, conquistamos um aumento significativo de engajamento e seguidores, além de um impulsionamento no tráfego para o site.
O site da Vivante possui 825 palavras-chave indexadas no Google. Entre os termos estratégicos, destacamos 11 na 1ª página do buscador e 22 entre a 2ª e 5ª, totalizando 33 palavras-chave potenciais bem ranqueadas. Destacamos alguns exemplos: gerenciamento de facilities, gerenciamento de leitos, manutenção em hospitais, manutenção preventiva predial, indicadores de manutenção industrial.
Produção de conteúdo digital
O conteúdo de blog e mídias sociais é semanal, com publicações que envolvem as necessidades das personas estratégicas para o negócio. Para criá-los, nos baseamos na análise de palavras-chave, que é revista a cada dois meses, sugerindo pautas com aderência ao público e ao segmento da empresa.
Geramos, em média, 120 leads de inbound por mês. As origens variam entre formulários de contato, materiais educativos e newsletter.
Gerenciamento das
mídias sociais
Fazemos o gerenciamento das mídias sociais, incluindo a produção de conteúdo, revisão de textos, agendamento de posts pela ferramenta e análise dos resultados.
Atendimento consultivo com foco em resultados
Nosso relacionamento com o cliente envolve a troca de e-mails, videoconferências e reuniões presenciais. Trabalhamos com autonomia, mas a participação do gerente de marketing e do diretor comercial foram essenciais para o sucesso do projeto.
Análise de dados e entrega de relatórios mensais
Montamos um relatório mensal para o cliente com os principais resultados do período, listando as ações realizadas e as próximas demandas que deverão ser entregues no mês seguinte. Quando necessário, incluímos recomendações de estratégias de acordo com os dados analisados.
Prospecção Ativa
Semanalmente, prospectamos 150 leads qualificados nos big datas (600 no mês), baseados nas personas predefinidas a partir dos direcionamentos do cliente.
De maio a outubro de 2019, geramos 238 oportunidades (imediatas, futuras e indicações), as quais representaram 35% de aumento no volume de agendamentos de visitas a prospects. Exemplo: dos 17 agendamentos em outubro/2019, 12 foram gerados pela prospecção ativa da ASB.