Montamos nosso case de sucesso na área educacional com a Minha Biblioteca (plataforma digital de livros para instituições de ensino superior). Confira todos os detalhes dessa história que gerou grandes resultados para o cliente.
Case de Sucesso: competência para construir rapidamente uma escada de valor
A parceria entre a ASB Marketing e a Minha Biblioteca está prestes a completar 1 ano. Neste curto espaço de tempo, podemos afirmar que avançamos rápido na implantação de um projeto de Inbound Marketing, mas sem pular nenhuma etapa na construção de uma escada de valor, para que o fechamento de cada negócio esteja fundamentado no conhecimento pleno dos clientes em relação aos nossos produtos.
Como diferencial da ASB, posso testemunhar a atenção que tivemos na medida certa. Desde o diagnóstico sobre os problemas que nosso departamento comercial enfrentava até o planejamento e execução das campanhas, conseguimos integrar as equipes como se fizessem parte de uma mesma empresa.
Richardt Rocha Feller
Diretor Executivo da Minha Biblioteca
Passos importantes para o sucesso com a Minha Biblioteca
Planejamento das estratégias digitais
No início do projeto, montamos um planejamento das estratégias digitais com indicação de fluxos, landing pages, e-mails, materiais ricos (e-books, whitepapers, infográficos) e ações com potencial de sucesso, tudo estruturado de acordo com cada persona.
Além disso, fazemos uma análise minuciosa das palavras-chave com oportunidade para o negócio e usamos as opções mais assertivas nos conteúdos.
Automação de marketing digital completa
A automação de marketing digital é feita por meio da Sharpspring, nossa parceira. Fazemos o envio de e-mail marketing, fluxos de nutrição (topo, meio e fundo de funil) e fluxo comercial. Além disso, treinamos a equipe de vendas do cliente para que usem a ferramenta de maneira mais eficiente.
Com a combinação das estratégias de marketing digital e recursos da Sharpspring, a área comercial da Minha Biblioteca ganhou autonomia para gerenciar os contatos e passou a receber leads mais qualificados, facilitando a negociação e o relacionamento com os prospects.
Criação de personas estratégicas para o negócio
Ao todo, foram criadas cinco personas para o projeto, contando com uma extra para o projeto da Pasta do Professor. Escrevemos conteúdo de blog e redes sociais semanalmente para cada uma delas, sempre trazendo as necessidades, as dores e a realidade desses perfis à tona. Como resultado, conquistamos um aumento significativo de engajamento e seguidores, além de um impulsionamento no tráfego para o site.
Uma plataforma prática e inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade para seus alunos acessarem diversos títulos via internet.
Produção de conteúdo digital
O conteúdo de blog e redes sociais é semanal, com publicações que envolvem as necessidades das personas estratégicas para o negócio. Para criá-los, nos baseamos na análise de palavras-chave, que é revista a cada dois meses, sugerindo pautas com aderência ao público e ao segmento da empresa.
Geramos, em média, 460 leads de inbound por mês. As origens variam entre formulários de contato, materiais educativos e newsletter.
Gerenciamento das redes sociais
Fazemos o gerenciamento completo das redes sociais, incluindo a produção de conteúdo, revisão de textos, agendamento de posts pela ferramenta SIM Marketing e análise dos resultados.
Atendimento consultivo com foco em resultados
Nosso relacionamento com o cliente envolve a troca de e-mails, videoconferências e reuniões presenciais. Trabalhamos com autonomia, mas a participação da equipe comercial e do diretor executivo foram essenciais para o sucesso do projeto.
Análise de dados e entrega de relatórios mensais
Montamos um relatório mensal para o cliente com os principais resultados do período, listando as ações realizadas e as próximas demandas que deverão ser entregues no mês seguinte.
Quando necessário, incluímos recomendações de estratégias de acordo com os dados analisados.
Prospecção Ativa Diretor Executivo Minha Biblioteca.
Semanalmente, prospectamos 100 leads qualificados nos big datas (400 no mês), baseados na persona predefinida a partir dos direcionamentos do cliente.
No primeiro mês das ações de prospecção ativa, geramos 45 oportunidades imediatas. Ou seja, os leads já estavam qualificados e prontos para a venda. Além disso, também geramos indicações e contatos futuros, as quais geraram novas oportunidades.
Richardt Rocha Feller Diretor Executivo Minha Biblioteca.
Houve um crescimento de 40% na geração de leads, sendo 90% desse valor decorrente das estratégias de marketing digital.
De forma prática, nossas vendas aumentaram de forma significativa pelo suporte que os representantes encontram em conseguir seguir seus prospects de forma consistente, sem abandoná-los e também sem saturá-los, entregando conteúdo certo no momento adequado.
Nosso foco é atrair leads qualificados, ou seja, clientes com grande potencial de compra – no universo da Minha Biblioteca, preparado para fazer a assinatura da plataforma digital de livros.
Ainda há muitos desafios pela frente, mas a cada reunião de brainstorming me sinto mais confiante que estamos com a parceria certa.